28 abril 2018

Estive pensando: Sobre Cursos e Teste Vocacional

 Desde que terminei meus estudos, lá em 2007, não estudei mais. Eu até quis. Mas algumas vezes não deram certo e outras vezes eu não sabia o que realmente queria fazer.
É uma grande responsabilidade, não é? Saber qual curso fazer... Eu mentalizava o seguinte "não quero passar anos da minha vida, fazendo um curso que no final das contas não vai virar profissão". Sempre tive esse receio. "E se ao terminar o curso, eu quiser seguir outro caminho?!"
E eu via isso como perda de tempo.

Continuo achando a mesma coisa?
Não.
Eu sinceramente acredito que, conhecimento nunca é demais. Nós deveríamos mesmo nos interessar por várias áreas, conhecer o máximo que pudermos, estudar o que der vontade até se decidir, e até se encontrar. Talvez, você não tenha nascido para ter uma só profissão! E não é pelo dinheiro. É pelo talento, dom, interesse, felicidade em estar fazendo o que gosta, a sensação de estar no caminho certo.

 Me peguei pensando nisso, pois faz um tempinho que decidi que quero voltar a estudar. E agora, com a mente mais aberta, além de listar os 6 cursos que me interessam, eu também tenho pesquisado muito sobre outras áreas que nunca olhei com carinho, que nunca pensei como profissão. E isso está sendo maravilhoso! Sério!

 E nessas pesquisas, encontrei um site tão bacana, que quero compartilhar com vocês! E vale ressaltar que não se trata de publicidade.
É um site que fala sobre os cursos de um jeito descontraído. Além de rir com os gifs, você entende direitinho tudo que precisa saber sobre cada curso.
É ótimo para tirar suas dúvidas e refletir sobre a tão importante escolha profissional, e de quebra você ainda pode fazer o melhor teste vocacional que existe!
A sacada do teste é tão incrível, que realmente faz com que você se imagine em várias profissões. O que facilita muito nossas escolhas, pois pesamos os prós e contras de cada carreira que nos desperta interesse.
Mas olha, o momento de realizar esse teste é de muuuuita reflexão! Pensa bem, viu?! Vai com calma.
[Clica para ver maior]

 Quando o teste é finalizado, aparecem os cursos sugeridos, e ainda as universidades perto de você que oferecem esses cursos.
E eis aqui o resultado do meu teste vocacional:

1- PEDAGOGIA
O pedagogo entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução de assuntos educacionais.

2- ARQUITETURA E URBANISMO
O arquiteto é o artista da ocupação do espaço, sempre levando em conta a estética, a estrutura e a funcionalidade.

3- MEDICINA
O médico identifica, trata e previne as doenças nos humanos. Pode receitar remédios, fazer cirurgias e pesquisar sobre problemas de saúde.

4- PSICOPEDAGOGIA
Esse é um curso relacionado a Pedagogia.

5- EDUCOMUNICAÇÃO
Esse é um curso relacionado a Pedagogia.

6- TRANSPORTE
Esse é um curso relacionado a Arquitetura e Urbanismo.

7- SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Esse é um curso relacionado a Arquitetura e Urbanismo.

 Os 3 primeiros estão na minha lista há muito tempo. O teste apontou exatamente meus maiores interesses. Deu super certo e me fez refletir bastante.
Agora é continuar estudando bastante para o ENEM e torcer para que dê tudo certo dessa vez. Boa sorte para você aí também que está nessa mesma caminhada, e bons estudos!

Acessar o site Que Curso?
Fazer o Teste Vocacional!

Obs: Para encontrar o curso mais rápido, é só digitar na barra de pesquisa.
Quer começar a pesquisar? Clique aqui que tem um post "da hora"!
Para realizar o teste vocacional, meu acesso foi pelo Facebook.
E eu não passei meu contatinho para fazer o teste, se também é dessas/desses digita uns zerinhos lá.

Comente com o Facebook:

2 comments:

  1. Também penso dessa forma, que conhecimento nunca é demais e é ótimo poder saber um pouco de várias coisas. Eu gosto de tanta coisa que acho que ainda ''não me achei'' por exatamente ter tantas coisas legais que eu adoraria fazer. Gostei muito da sua dica e vou fazer o teste, quem sabe abre meus horizontes :)

    ResponderExcluir
  2. Nick! Adorei o post e a dica sobre o site! de fato conhecimento nunca é demais, mas e preocupar com a usabilidade dos conhecimentos também é legítimo! Deixo como dica, buuscar também por cursos on line gratuitos que te ajudam não só a ampliar seus conhecimentos como fazer novas amizades, ampliar sua visao d emundo sobre as possibilidade no mercado de trabalho. Enfim, talvez te ajude a se encontrar nesse mundão d emeu Deus. Afinal, é como você mesmo disse, talvez não tenhamos nascidos para uma profissão apenas, né?
    De qualquer forma boa sorte nesse percurso! Que ele te raga muito auto conhecimento e realização também!
    Beijos !

    ResponderExcluir

Aviso: Responderei o seu comentário diretamente no seu blog (caso tenha).
Caso não tenha, responderei por aqui mesmo.

 
Ninamore Blog © | Por: NINAMORE