27 abril 2017

O que são Actions/Ações para Photoshop?

Relaxem, pois vou explicar da maneira mais simples que existe. Actions são basicamente ações predefinidas. Para entender melhor, imagine que você fez um ensaio, tirou várias fotos e deseja que todas tenham o mesmo estilo de edição. Então, você editaria uma por uma, repetindo o mesmo processo várias vezes do início ao fim, fazendo de tudo para que tenham o mesmo efeito.
Pois bem, se você usasse actions, pouparia muito de seu tempo editando. Funciona mais ou menos assim:
Coloque para gravar sua action/ação - Faça sua edição - Pare a gravação - Salve sua action/ação.
Depois de salvar, é só abrir outra foto do seu ensaio, dar play na action que criou e ver a foto sendo editada sozinha. Toda edição que fez e salvou será repetida em todas as fotos que escolher. 
E se você não souber ou não quiser criar suas próprias actions, é só baixar ou comprar algumas que estão disponibilizadas na internet. Existem várias opções no site DeviantArt, por exemplo.

Como instalar?
Depois de baixar a action de sua preferência, extraia (se o arquivo estiver compactado) e deixe sua action em alguma pasta fácil de encontrar. Abra seu Photoshop e na lateral direita, selecione a aba action/ação (1)
Caso não esteja visível, vá em Janela e selecione Ações (2)
Depois que a aba de actions estiver selecionada, clique na setinha do canto direito (3) e em seguida selecione "carregar ações" (4). Depois disso é só ir até a pastinha que salvou sua action baixada, selecioná-la e clicar em Carregar. Pronto, está instalada.

Como usar?
Sua action vai aparecer no painel de ações, o título da action estará na primeira linha (ao lado tem uma pastinha). Clique na segunda linha, deixe selecionado. Se não aparecer, é só clicar nas setinhas (5).
Segunda linha selecionada, abra a foto que deseja editar e lá no painel das ações, aperte play / executar seleção (6). E sua foto será editada, é só aguardar. Quanto maior a imagem, mais tempo leva para ser editada. E o resultado das ações dependem muito da imagem (qualidade, tamanho, iluminação, resolução).
Obs: A primeira linha da minha action está assim: Festa 2 anos Miguel. Na segunda linha está Miguel. A segunda linha deve estar selecionada para dar play.


Como Criar?
Criar sua própria action também é simples. Você pode definir não só ajustes de cor, mas também de tamanhos para facilitar sua edição.
Para criar, basta abrir a foto que vai usar como base da sua action. No painel das ações, clique na pastinha "Criar novo conjunto" (7). Coloque o título da sua ação e depois selecione o ícone do lado direito da pastinha "Criar nova ação" (8), coloque um subtítulo e clique em "gravar" (9).
Caso queira criar mais ações em uma mesma pasta, é só finalizar uma edição e clicar em "Criar nova ação" novamente.
Obs: Antes de criar sua ação, verifique se nenhuma outra do painel de ações está selecionada. Feche todas as setas, se organize antes de criar sua action.



Como Salvar?
Depois que terminar sua edição, clique no quadradinho do painel "interromper execução/gravação" (10).
Em seguida, suba até o título da sua action, selecione o título e clique na seta no painel (11) e clique em "Salvar Ações" (12). Pronto, salve em uma pasta de fácil acesso, para quando precisar instalá-la novamente. 


Agora que já expliquei sobre Actions, voltarei a disponibilizar as minhas criações por aqui. Para quem não sabe, até comunidade no orkut eu tinha, para disponibilizar minhas actions para download.
Até o próximo post, que terá actions para download! Beijo, beijo.

Comente com o Facebook:

2 comments:

  1. Oi Nick!
    Actions são puro amor mesmo! *-*
    E nossa, você me lembrou do DeviantArt! Faz muuuuuitos anos que eu não acesso, vou dar uma espiadinha lá! hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Actions sempre acaba me salvando nos meus momentos de preguiça de editar foto. Mas te falar que ultimamente ando usando muito mais o Lightroom... Acho que depois que me acostumei achei mais bacana e pratico. Postagem muito boa. Um bejio ♥

    ResponderExcluir

Aviso: Responderei o seu comentário diretamente no seu blog (caso tenha).
Caso não tenha, responderei por aqui mesmo.

 
Ninamore Blog © | Por: NINAMORE